CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO EM UBERABA

SOBRE O CURSO:
A Arquitetura e Urbanismo é responsável pela elaboração de projetos das várias áreas em que está presente no mercado de trabalho, sendo um dos setores com maior geração de empregos no país, estando a profissão em constante crescimento.

O bacharel em arquitetura e urbanismo poderá desenvolver inúmeras atividades, das quais são exigidas pelo mercado de trabalho, dentre elas, o arquiteto deve estar apto para projetar residências, edificações comerciais e institucionais, loteamentos, condomínios residenciais verticais e horizontais, espaços internos e externos, analisar critérios técnicos de estética, conforto, praticidade e funcionalidade, sempre atento à legislação e às normas técnicas. Poderá ser contratado também para executar os projetos, especificar os materiais que serão utilizados na obra, levando em conta o uso do imóvel, a ventilação, a iluminação, a acústica e a manutenção do edifício, considerando os impactos ambientais e a preocupação com os resíduos.
No cenário atual, marcado pela elevada competitividade, pela maior exigência dos consumidores por qualidade dos produtos, as empresas de arquitetura e urbanismo têm buscado meios para melhorar a qualidade na elaboração e na execução de seus projetos, reduzir prazos de entrega e custos de produção, visando à sua manutenção no mercado.

Nesse contexto, o Curso de Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo formar profissionais capazes de desenvolver projetos de qualidade, de solucionar questões técnicas e de atuar no mercado de trabalho na administração do processo de execução dos projetos de arquitetura. Estas características devem fazer do Arquiteto e Urbanista um profissional de visão sistêmica, com capacitações desenvolvidas entre os limites do desenvolvimento e da operação dos sistemas de produção. Esta perspectiva de formação faz com que este profissional possa adaptar-se às mudanças nos contextos sociais, econômicos e tecnológicos, pelos quais passa a sociedade na atualidade.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem conceito elevado no mercado de trabalho. Ao sair da graduação, o profissional encontra ótimas oportunidades de trabalho.

• Projeto e execução de edifícios residenciais, comerciais e industriais;
• Projeto e execução de Instalações Hidrossanitárias;
• Projeto e execução de Instalações Elétricas de baixa tensão;
• Projetos e execução de viadutos e passarelas;
• Projetos e execução de Ferrovias, Aeroportos e Hidrovias;
• Projeto e execução de loteamentos e desmembramentos urbanos industriais;
• Projetos de urbanismo;
• Projeto de restauração de edifícios;
• Projeto luminotécnico;
• Projeto de paisagismo;
• Projeto de interiores – mobiliário;
• Projetos de mobilidade urbana;
• Projetos de tecnologia da construção baseados em concreto, argamassa, artefatos cerâmicos, formas industrializadas, etc.;
• Produção de estruturas metálicas e de madeira;
• Produção de estruturas de concretas pré-moldadas;
• Estudos e relatórios de impacto ambiental e ações no solo;
• Execução, fiscalização e condução de obra, instalação e serviço técnico;
• Consultoria;
• Assessoria;
• Planejamento;
• Manutenção.

O egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo receberá o Título Profissional de Arquiteto e Urbanista, tendo direito ao registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU.

O curso tem suas disciplinas ministradas por professores mestres e doutores com vivência profissional no mercado de trabalho, de forma a enriquecer os conteúdos teóricos estudados em sala de aula e amplia as possibilidades da vivência de situações práticas.
Contudo, a metodologia de ensino adotada se baseia não apenas em estudos presenciais, mas também por meio de atividades de campo, as quais são enriquecedoras dos conteúdos ministrados em sala de aula.

Outras Informações

Atividades Complementares:

As Atividades Complementares para o curso de Arquitetura e Urbanismo compreendem participações em:

I – Iniciação Científica e Tecnológica; II – Programas Acadêmicos Amplos:

a)Programas de Extensão Universitária; b) Eventos Científicos;
c) Atividades Culturais, Políticas e Sociais; d) Projetos acadêmicos.

III – Outras atividades e programas acadêmicos contemplados no anexo São objetivos das Atividades Complementares:

I – Ampliar os horizontes de uma formação profissional, proporcionando uma interação sociocultural mais abrangente;

II – Desenvolver nos discentes habilidades e competências que complementem o conteúdo oferecido pelas disciplinas curriculares;

III – Possibilitar que o estudante desempenhe um papel ativo de construir o seu próprio conhecimento e experiência, com orientação e participação do professor;

IV – Possibilitar a interdisciplinaridade no curso.

Estágio Curricular Supervisionado:

O Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando, que visa proporcionar ao aluno formação prática, com desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional. Reserva-se, exclusivamente, para alunos matriculados no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNIBRASÍLIA faculdade Uberaba.

É concebido para propiciar ao aluno a participação em situações simuladas e reais de vida e trabalho, vinculadas à sua área de formação. O Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Arquitetura ajusta-se aos dispositivos na Lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.

A distribuição semanal das atividades de Estágio Supervisionado deverá preferencialmente atender as necessidades do aluno e da instituição concedente do estágio.

As atividades de Estágio Supervisionado poderão ser realizadas na comunidade em geral, junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, onde se desenvolvam atividades próprias da intervenção da Arquitetura e Urbanismo, sob responsabilidade e coordenação direta da UNIBRASÍLIA Faculdade Uberaba, atendidas as exigências gerais e específicas contidas na proposta pedagógica, observados os fatores humanos, técnicos e administrativos.

São considerados campos de estágio as pessoas jurídicas de direito público ou privado, desde que previamente conveniadas à da UNIBRASÍLIA Faculdade Uberaba e que tenham condições de proporcionar experiência prática na área do curso.

Compete única e exclusivamente a da UNIBRASÍLIA Faculdade Uberaba a celebração de convênios com as instituições concedentes do estágio. Será considerado aprovado o estagiário que obter média igual ou superior a 6,0 (seis) e 100% de frequência nas atividades de Estágio Supervisionado.

Prática Profissional:

Os componentes curriculares possuem suas dimensões práticas. Foram organizados de modo a permitir a utilização de metodologias e práticas de ensino integradoras de conteúdos e de situações de prática, de modo que o futuro profissional compreenda e aprenda desde o início do curso as relações entre as diversas áreas de conhecimentos e a sua aplicação na complexidade da prática profissional. Considerou-se a necessidade de fortalecer a articulação da teoria com a prática. A contextualização e a atualização ocorrem no próprio processo de aprendizagem, aproveitando sempre as relações entre conteúdos e contextos para dar significado ao aprendido, sobretudo por metodologias que integrem a vivência e a prática profissional ao longo do processo formativo e que estimulem a autonomia intelectual.

Trabalho de Conclusão de Curso:

O TCC tem como Coordenação Geral do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a Prof. Fúlvia Maria Mendes.

Para a gestão, fica assim definida a estrutura responsável:

Professor Orientador: professor responsável pela condução do TCC em sala de aula, definição dos temas, formação e assessoria dos trabalhos.

A elaboração da primeira etapa do projeto arquitetônico desenvolvida juntamente com o trabalho de cunho científico. Monografia dentro das áreas de conhecimento e atuação do arquiteto e urbanista. Defesa perante uma pré-banca avaliadora composta apenas por professores. A elaboração da segunda e última

etapa do projeto arquitetônico desenvolvida juntamente com o trabalho de cunho científico. Monografia dentro das áreas de conhecimento e atuação do arquiteto e urbanista. Defesa perante uma pré-banca avaliadora composta por professores e arquitetos convidados.

Programas/Atividades desenvolvidas no curso:

Os projetos e atividades são realizados fora da carga horária regular do curso de Arquitetura e Urbanismo, procurando assim integrar os componentes curriculares obrigatórios, o estágio curricular supervisionado e a prática profissional. São realizadas visitas técnicas em obras, fábricas, lojas e outros relacionados a área. Bem como visita em praças, arquiteturas e patrimônio

histórico da cidade de Uberaba.

INSCRIÇÃO GRADUAÇÃO

Ainda não é aluno?

Faça parte desse time CAMPEÃO! Inscreva-se no link abaixo em um de nosso cursos.

Informações do Curso

Titulação: Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Professores: 

Prof.a Me. Fúlvia Maria Mendes – http://lattes.cnpq.br/2674396730219335

Prof. Esp. Daniel Felipe Rodrigues Pereira –

http://lattes.cnpq.br/9437702261284795

Prof. Esp. Gean Carlos Ferreira Borges –

http://lattes.cnpq.br/6099753524841791

Prof.a Esp. Fernanda Tonim Totoli – http://lattes.cnpq.br/6154527181345161

Portarias
Lista de Materiais