CURSO DE DIREITO EM UBERABA

SOBRE O CURSO:

O Curso de Direito, no Brasil, teve início em 11 de agosto de 1827, com vistas à formação de Magistrados, pela Assembleia Geral Legislativa de 1826, sob sanção do então Imperador Dom Pedro I, onde os bacharéis tornavam-se Doutores em Ciências Jurídicas e Sociais.  Por isso, em 11 de agosto, é comemorado o dia do Advogado, bem como dos cursos de direito no Brasil.

A independência, análise crítica, interpretações pelas mais diversas matizes são alguns dos predicados que se espera do egresso de nosso curso. Além disso, prepara esse mesmo egresso para as diversas atividades jurídicas nos âmbitos privado e público. É o curso que mais oferece oportunidades de trabalho hodiernamente.

Além da preparação para o Exame de Ordem – para que o bacharel possa se tornar advogado – prepara-se para as diversas carreiras que têm, como pré-requisito, bacharelado em Direito, como a Magistratura, Ministério Público, Delegados de Polícia Civil e Federal, Defensores Públicos, Procuradores das mais diversas esferas da federação, tabelionatos, registradores entre outros.

A preparação para ingresso na área profissional também contribui para formação acadêmica do bacharel, que poderá continuar suas atividades no campo acadêmico, da pesquisa e docência, como outra forma de ingresso no mercado de trabalho.

A duração do curso é de cinco anos em tempo parcial, ou seja, no período noturno, facilitando para o aluno que precisa trabalhar e estudar, grande realidade dos brasileiros.

Atividades Complementares:

As Atividades Complementares no curso de Direito compreendem ao conjunto de eventos oferecidos aos alunos de graduação e às ações educativas desenvolvidas para eles com a finalidade de aperfeiçoamento intelectual e acadêmico, em complemento às atividades curriculares, possibilitando assim a interdisciplinaridade no curso dentre dos diversos eixos temáticos. Tais atividades são desenvolvidas em três níveis: ensino, pesquisa e extensão. Dentro desses níveis serão desenvolvidas atividades dentro e fora da instituição como: iniciação científica, aulas online em processos judiciais e administrativos reais e fictícios, visitas a entidades assistências e de reclusão, excursões para estudos e congressos, projetos na comunidade, cursos, realização de palestras e diversas outras atividades.

Estágio Curricular Supervisionado e Prática Profissional

O Estágio Supervisionado do Curso de Direito da UniBrasília – Faculdade Uberaba será oferecido a partir do Quarto Período do curso, conforme previsto na grade curricular obrigatória, e terá a carga horária em atividades realizadas nos campos de estágio (fóruns, NPJ – Núcleo de Prática Jurídica e sala de aulas), incluindo momentos de orientação em encontros presenciais, elaboração de peças processuais, acompanhamento de casos reais previstos no horário regular do curso, vivenciado desde o início do curso até o final, e deve permear todas as áreas/disciplinas a fim de que seja garantido o seu caráter interdisciplinar, com carga horária total de 240h. Promover situações jurídicas-sociais em que os alunos possam colocar em uso os conhecimentos que apreenderem ao mesmo tempo em que possam mobilizar outros, de diferentes naturezas e oriundos de diferentes experiências, em diferentes tempos e espaços curriculares para formação do egresso juntamente com a prática profissional.
A carga horária está distribuída na seguinte estrutura: 
– Estágio Curricular Supervisionado I (4Aº período) = 60h – Núcleo de Prática Jurídica, foros judiciais em geral e salas de aulas.
– Estágio Curricular Supervisionado II (4Bº período) = 60h – Núcleo de Prática Jurídica, foros judiciais em geral e salas de aulas.

– Estágio Curricular Supervisionado III (5Aº período) = 60h – Núcleo de Prática Jurídica, foros judiciais em geral e salas de aulas.

– Estágio Curricular Supervisionado IV (5Bº período) = 60h – Núcleo de Prática Jurídica, foros judiciais em geral e salas de aulas.

O Estágio Curricular Supervisionado deverá garantir o amplo conhecimento da realidade jurídica nacional e local, ante as demandas da sociedade nos âmbitos civil, família, consumidor, penal, tributário, sucessório, entre outros, concomitantemente à vivência de atividades inerentes ao trabalho do egresso no âmbito jurídico.

 

Trabalho de Conclusão de Curso:
O TCC é componente curricular de caráter didático, científico e pedagógico da proposta do curso.

A obtenção do título de bacharel em Direito tem como requisito indispensável a elaboração, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), submetido a julgamento e aprovação por uma banca examinadora, composta por três profissionais da área com no mínimo título de graduação, sendo o responsável para Coordenar a disciplina, um Professor.

A elaboração do TCC deverá ser realizada individualmente, sob a orientação de um Profissional da área ou docente, com titulação mínima de graduação, com anuência do Professor da Disciplina.

A estrutura do TCC seguirá as Normas, contidas no Manual de Elaboração e Formatação TCC da UniBrasília – Faculdade Uberaba (disponível na Biblioteca) que Compreende os elementos Pré-Textuais, Textuais e Pós-Textuais, de acordo com a natureza do projeto, e como fonte subsidiária a ABNT.

A atividade de pesquisa, escrita e apresentação do TCC é uma contribuição para  o desenvolvimento da capacidade cientifica, critica – reflexiva e criativa do acadêmico, articulando seu processo formativo, bem como contribuição para a sociedade acadêmica Nacional e Internacional.

 

Programas/Atividades desenvolvidas no curso:

 

Esclarecemos que os projetos e atividades abaixo relacionados são realizados fora da carga horária regular dos cursos, procurando assim integrar os componentes curriculares obrigatórios, o estágio curricular supervisionado e a Prática Profissional.

  • Direito nas Escolas – Projeto em parceria com a OAB para palestras aos alunos do ensino médio em Uberaba.
  • Na comunidade – palestras nas escolas – na área de orientação sexual.
  • Congresso de Direito do Triângulo Mineiro – a ser realizado em novembro de todo ano, com apresentação de artigos científicos dos alunos, nos grupos de trabalho – GTs.
  • Cursos de extensão nas diversas áreas do direito
  • Projetos de iniciação científica e grupos de estudos temáticos em Direito civil, Penal, Trabalho, entre outros.

. Participação nos projetos do TJMG – de conciliação e mediação de conflitos, em acréscimo ao Estágio e Prática Jurídica.

INSCRIÇÃO GRADUAÇÃO

Ainda não é aluno?

Faça parte desse time CAMPEÃO! Inscreva-se no link abaixo em um de nosso cursos.

Informações do Curso

Titulação: Bacharelado em Direito

Coordenação: Richard Crisóstomo Borges Maciel

 

Professores:

Me. Richard Crisóstomo Borges Maciel – http://lattes.cnpq.br/0679820304079779

Me. Marcelo Ferreira Cordeiro – http://lattes.cnpq.br/5035248660105241

Me. Renato de Almeida Martins — http://lattes.cnpq.br/5001340335122454

Dr. Lucas Coelho Nabut – http://lattes.cnpq.br/2239577035821268

Esp. Gustavo Silva Araújo Assis – http://lattes.cnpq.br/4686282058701630

Matriz Curricular
Portarias

Portaria de Autorização: Nº 3023, de 24 de outubro de 2003

Portaria de Reconhecimento: Nº 1129, de 19 de dezembro de 2008 (conceito 4)

Portaria de Renovação de Reconhecimento:  Nº 156, de 04 de abril de 2013 (conceito 4)

Nº 53, de 16 de setembro de 2016(conceito 4)

Nº 269 de 03/04/2017(conceito 4)

Telefones

Secretaria/Financeiro: (34) 3311-9800
Comercial: (34)3311-7400
Whatsapp Comercial: 34 98441-1186

Endereço
Rua Ronan Martins Marques, 487 - Bairro: Universitário CEP: 38050-600
Informações
Central de Atendimentos
IES Parte do ecossistema

Mais que educação, transformação social.

Ecossistema BRASÍLIA Educacional.